• White Facebook Icon
  • White Vimeo Icon
  • White YouTube Icon

Barbara Sá da Costa

Piano 

Estudou Conservatório Regional Silva Marques | Escola de Música do Conservatório Nacional | Escola Superior de Música de Lisboa

 

Projectos Trio Púrpura

 

BIO  Nasceu em Lisboa a 30 de Novembro de 1994. Iniciou o seu estudo de piano no Conservatório Regional Silva Marques na classe da professora Catherine Paiva e, posteriormente, na Escola de Música do Conservatório Nacional com o professor João Vasco Almeida. Presentemente é aluna do professor Miguel Henriques na Escola Superior de Música de Lisboa.

 

Participou em diversos concursos, destacando-se o Concurso Nacional de Ourém (2006 –1º prémio), o Concurso Internacional do Fundão (2006, 2013), o Concurso Lopes Graça (2008 -Menção Honrosa), o Concurso Jovem.Com (2011), o Concurso Internacional de Música da Cidade de Almada (2012 – 2º prémio) e o Concurso de Piano da Póvoa de Varzim (2013 – 2º prémio). 

Frequentou Masterclass orientadas por Constantin Sandú, Fausto Neves, Pedro Burmester, Olga Prats, Paul Badura Skoda, Boris Berman e Vitaly Margulis.

 

Em 2008 apresentou-se na Casa Fernando Pessoa num recital. No ano seguinte, fez a integral das invenções a 3 vozes de J. S. Bach na Semana Aberta do Conservatório Nacional e no Banco de Portugal. Atuou, nesse mesmo ano, no Centro Cultural de Belém nos “Dias da Música”.

 

Estreou-se a solo com a Orquestra do Conservatório, interpretando o Concerto em Ré menor de Mozart, no Teatro S. Luíz, em 2010. Com a mesma orquestra apresentou-se em Janeiro de 2012 no Teatro da Trindade. 

 

Como pianista de música de câmara trabalhou com Daniel Schvets e Anna Tomasik, estando atualmente a trabalhar com Paulo Pacheco. Tocou nos “Concertos Abertos” da Antena 2 em 2011. Recentemente, com o “Trio Púrpura”, foi laureada com o 3º prémio no Concurso Internacional de Música de Câmara da Cidade de Alcobaça (2013) tendo, ainda, participado no Festival de Música de Câmara “Harmos Festival” (2014).

 

Em 2013 participou, ao piano, na estreia nacional da peça “Salmo CL (II)” de Eurico Carrapatoso, juntamente com o Coro da ESML, sob a direção de Pedro Miguel, no Auditório Vianna da Motta, Escola Superior de Música de Lisboa.