Carolina Rosa
Flauta Transversal
ESTUDOU Escola Profissional de Música de Espinho I Academia Nacional Superior de Orquestra
BIO
Carolina Alexandra Sousa Rosa nasceu em Coimbra a 19 de julho de 1999 e é natural de Alcobaça. Iniciou os seus estudos musicais aos cinco anos na Orquestra Ligeira e Juvenil do Bárrio. Aos sete anos, ingressou na Escola de Música do Orfeão de Leiria, onde teve aulas de flauta transversal sob a orientação do professor João Pedro Fonseca. A sua dedicação à música levou-a a entrar, aos quinze anos, na Escola Profissional de Música de Espinho, onde se destacou, realizando o seu recital final de curso com a notável classificação de 19 valores.
A sua trajetória musical é marcada por uma participação ativa na orquestra da escola, onde, em 2017, foi selecionada, após um rigoroso concurso, para tocar como solista com a Orquestra Clássica de Espinho. Nesse mesmo ano, ingressou na Universidade do Minho na classe do professor Gil Magalhães. Em 2019, continuou a sua licenciatura na Academia Nacional Superior de Orquestra, sob a orientação do professor Nuno Inácio.
Participou em diversos cursos de aperfeiçoamento e festivais, incluindo a 2ª Academia de Flauta de Verão, o festival Flautíssimo, o Festival Porto Flute, a Bienal Internacional de Flauta Transversal e o Festival Verão Clássico. Destacou-se em performances, como no festival BSP Júnior, sob a direção do maestro Douglas Bostock, e na Orquestra Filarmónica Académica Portuguesa, sob a direção do maestro Tobias Gossmann.
Ao longo da sua carreira, trabalhou com renomados maestros, como Pedro Neves, Jean Sebastian Bereau e Rossen Gergov, e teve a oportunidade de participar em masterclasses com prestigiados flautistas como Trevor Wye, Nuno Inácio, Adriana Ferreira, Michel Bellavance, Ana Maria Ribeiro, Jante Santos, Vasco Gouveia, Julien Beaudiment e Berten D´Hollander.A sua excelência na música foi reconhecida em vários concursos, onde conquistou prémios em diferentes categorias. No âmbito profissional, ingressou na Banda de Música da Força Aérea Portuguesa em 2019 e, no ano seguinte, actuou com a Orquestra Metropolitana de Lisboa. Em 2022, colaborou com a Lisbon Film Orchestra, sob a direção do maestro Nuno Sá.
Atualmente, é flautista da Banda Sinfónica da PSP e encontra-se a frequentar o Mestrado em Ensino da Música, variante flauta transversal, no Instituto Politécnico de Castelo Branco.