• White Facebook Icon
  • White Vimeo Icon
  • White YouTube Icon

Catarina Afonso

Violino

Estudou Academia de Música de Santa Cecília | Escola Superior de Música de Lisboa | Centro Superior de Música del País Vasco

BIO 

Começou a estudar violino com oito anos de idade na Academia de Música de Santa Cecília sob a orientação do Professor Álvaro Pinto, tendo prosseguido os seus estudos com a Professora Lígia Soares. Após concluir o curso complementar de violino ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa na classe do Professor Gareguin Aroutiounian e, posteriormente, na classe do Professor Tiago Neto.

Já se apresentou a solo com orquestra ou com piano em locais como a Aula Magna da Universidade de Lisboa, Centro Cultural de Belém, Auditório Vianna da Motta e Palácio Foz, entre outros.

       De 2008 a 2015 foi elemento efectivo da Orquestra Sinfónica Juvenil, onde desempenhou as funções de concertino substituto e auxiliar. Foi bolseira da Fundação E.D.P./ Orq. Sinfónica Juvenil entre 2009 e 2011 e entre 2013 e 2015.

      Em 2009 ganhou o 1º prémio no Concurso de Violino de Ourém e Fátima (Escalão D).

      Entre 2014 e 2016 foi selecionada para participar no Estágio Gulbenkian para Orquestra, e ainda em 2015 no “ Verão Clássico- Academia Internacional de Música de Lisboa” e no “Atlantic Coast International Music Festival”.

Em 2016 participou no programa de aperfeiçoamento para jovens músicos “Allegro com Brio”, organizado pela Direção Geral das Artes.

        Realizou masterclasses de violino com Roberto Valdés, Nuno Soares, Felix Andrievsky, Mariana Sirbu, Benjamin Schmid, Ana Manzanilla Barón, Augusto Trindade, David Lefèvre e de Música de Câmara com Artur Pizarro e o quarteto de cordas Radamés Gnattali.

Trabalhou com maestros como Juan Markl, Pedro Halffter, Andei Boreyko, Juraj Valcunha, J.M. Perez Sierra, Joana Carneiro, Pedro Neves, Vasco Pearce de Azevedo, Christopher Bochmann, Juan Jose Ocón e Nikolay Lalov.

            Em 2016 concluiu o Mestrado em Estudos Orquestrais na Musikene (Centro Superior de Música del País Vasco) na classe do professor Aitzol Iturriagagoitia, tendo colaborado com a Orquestra Sinfónica de Euskadi.

Em 2018 terminou o Mestrado em Ensino de Música, na Escola Superior de Música de Lisboa.

É professora no Projeto Flauta Mágica, no âmbito de música para bebés e crianças, professora de violino na Academia de Música de Telheiras, no Conservatório de Música de Cascais e reforço assíduo na Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras.