• White Facebook Icon
  • White Vimeo Icon
  • White YouTube Icon

David Miguel

Composição | Informática Musical | Teoria da Música | Apoio e Explicações Académicas

Estudou Universidade de Aveiro | ESMAE (Porto) | Conservatório de Música de Coimbra

PROJECTOS www.davidmiguel.pt

BIO Natural do Fundão, iniciou os seus estudos de composição no Conservatório de Música de Coimbra com Ana Magalhães. Licenciado em Composição pela Escola Superior de Música e Artes do Espectáculo, Porto, onde trabalhou com os professores Luis Tinoco, Carlos Guedes, Eugénio Amorim, Filipe Vieira, Nuno Côrte-Real e Dimitris Andrikopoulos. Mestre em Ensino de Música, variante Composição, pela Universidade de Aveiro - Departamento de Comunicação e Arte, sob orientação de Sara Carvalho com a dissertação "O Ensino Aprendizagem da Análise Musical Através de Estratégias de Questionamento".


Professor com nomeação definitiva na Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, tendo leccionado em diversas escolas de ensino artístico especializado. Frequentou masterclasses, workshops e cursos de formação com Clarence Barlow, Magnus Lindberg, Jonathan Harvey, Bruce Pennycook, Tim Steiner, Sam Mason, Paul Griffiths, Klaus Trumpf, Fernando Flores e Olga Prats. Colaborou com o Serviço Educativo da Casa da Música entre 2005 e 2006 e foi membro do projeto Digitópia entre 2007 e 2010. Compositor com partituras editadas pela AVA Musical Editions e pela Libellus Usualis. Do seu repertório destacam-se obras para coro, música de câmara, orquestra, colaborações em teatro, instalações e arranjos para diversas formações. Participou no 8º Workshop para Jovens Compositores Portugueses da Orquestra Gulbenkian, com a peça Amnis, sob direção da maestrina Joana Carneiro. Colabora frequentemente com o Coro Anonymus, grupo que se dedica exclusivamente à execução de obras de compositores portugueses contemporâneos, tendo editado duas obras no CD “Cantar e Contar o Amor”. Estreou “Ex Nihilo: Canor” pelo Ensemble MPMP, que integrará o CD do projecto “Ar". Compositor residente no FICA'18 (Festival Internacional de Coros de Aveiro) e no Festival ZêzereArts 2018.

Desenvolve trabalho de investigação sobre o questionamento no ensino de música, nomeadamente através de projectos de formação e investigação-ação. 

Organizou em parceria com a compositora Sara Carvalho o ENCAPE 2016 - Encontro Nacional de Composição e Análise Musical: Perspectivas Educacionais (Coimbra). Participou em conferências como Post.IP (Universidade de Aveiro), Jornadas da Pedagogia no Ensino Artístico Especializado (Universidade Católica), 32ª World Conference da International Society for Music Education (ISME2016, Glasgow) e 1º Congresso do Ensino Artístico Especializado - Teoria e Prática (Fundação Calouste Gulbenkian).