Helena Vasques

Piano

 BIO    Helena Vasques de Carvalho estudou piano nos EUA, obtendo o Master of Music em Piano Performance na Universidade do Tennessee (EUA) com uma bolsa da Universidade, e como bolseira da Fullbright.


Frequentou cursos de aperfeiçoamento pianístico com Claude Helffer, Françoise Buquet, Helena Sá e Costa, Maria João Pires, Trio ProArte, Dalton Baldwin, Caio Pagano e Aquiles Delle Vigne.


Leccionou piano no Instituto Gregoriano, e fez ainda parte do corpo docente da ESART, ESEG e foi coordenadora de Mestrados em Ensino da Música no Piaget – Almada. É coordenadora nacional do programa ABRSM – Associated Board of Royal Schools of Music.


Tem desenvolvido actividade artística com concertos de música de câmara em Portugal com os mais diversos artistas residentes, nomeadamente no Museu Gulbenkian, Palácio de Nacional de Queluz, Centro Cultural de Belém, Palácio Foz e em diversas localidades do país (Santarém, Évora, Covilhã, Sesimbra, Seia, Guarda, Porto, Vila da Feira, Benavente, Moita, etc.). Fundou o Duo Artis com o violinista Luís Cunha, o DuoAquarius de música contemporânea com o flautista António Carrilho e ainda o Trio Piazzolla Lisboa com António Carrilho e Edoardo Sbaffi, para além de colaborações com outros instrumentistas.


Colaboradora como pianista da Orquestra Sinfónica Portuguesa e Orquestra Gulbenkian, tocou em obras que marcaram momentos importantes da vida cultural portuguesa, como o “Corvo Branco”de Phillip Glass, obra de encerramento da Expo-98, ou a ópera de Pinho Vargas “Os dias levantados” em comemoração de aniversário do 25 de Abril, e em muitos dos Encontros de Música Contemporânea da Fundação Calouste Gulbenkian. Uma das suas gravações integra o CD comemorativo de Lopes-Graça em duo com o violinista da Gulbenkian, David Wahnonl. É doutorada pelo ISCTE-IUL em Sociologia da Arte.

  • White Facebook Icon
  • Branca Ícone Instagram
  • White Vimeo Icon
  • White YouTube Icon