top of page
JoaoSilva.jpg

João Silva

Trompete

ESTUDOU Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco I Música pela Universidade de Música de Colónia

 

BIO  

João Silva é trompetista, professor e investigador.

Estudou na Escola Profissional de Música e Artes de Almada e na Escola de Música do Conservatório Nacional. É Licenciado em Música pela Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco, onde foi distinguido com o Prémio de Mérito Académico, e Mestre em Música pela Universidade de Música de Colónia, tendo desenvolvido os seus estudos na classe do renomeado trompetista sueco Urban Agnas.

A sua carreira, eclética e multifacetada, tem-se centrado particularmente na esfera da interpretação do repertório contemporâneo do instrumento. Nos últimos anos, desenvolveu um particular interesse pela música para trompete e eletrónica, género que tem aprofundando e explorado, trabalhando em conjunto com compositores e realizando frequentes recitais em Portugal e no estrangeiro. João dedica-se também, de forma ávida, à improvisação, participando em diversas performances de música experimental, frequentemente combinando elementos multimédia e cruzamentos multidisciplinares.

 

Com o seu mais recente projeto a solo, PLUGGED IN, um recital centrado no repertório para trompete solo e eletrónica, viajando por diversos universos estéticos e interpretativos, tem-se apresentado em várias salas e festivais, como o Ciclo Talentos Emergentes do O’culto da Ajuda, o Festival Speed Residency&Stream no Lisboa Incomum, o Festival Kaleidoskop Köln, Casa da Cultura de Setúbal ou Escola de Artes da Universidade de Évora.

A solo ou em música de câmara, João tem participado em importantes festivais de
música, nomeadamente em Portugal e na Alemanha, como o festival AchtBrücken, Aachener Bachtage, Dias da Música CCB, Creative Sources Fest, Kölner Philharmonie Tripclubbing, Forum neuer Musik Deutschlandfunk ou Internationales Klavierfestival junge Meister Bodensee, onde realizou uma tournée a solo com o Concerto n. 1 de Shostakovich para piano, trompete e orquestra.

Enquanto músico de orquestra, destacam-se as suas mais recentes performances com a Orquestra de Câmara da Turquia, Orquestra de Câmara da Rádio Alemã, Graubünden Kammerphilharmonie, Junge Sinfonie Köln ou Orquestra Clássica do Sul, em emblemáticas salas como a Kölner Philharmonie, Tonhalle Düsseldorf, Essener Philharmonie, Konzerthaus Ravensburg, Stadttheater Lindau, Centro Cultural de Belém, Casa da Música, Coliseu do Porto, Teatro Camões ou Teatro São Luiz. Toca e grava regularmente para labels como NEOS Music ou Creative Sources Recordings, bem como diversas rádios como Deutschlandfunk, WDR–Westdeutscher Rundfunk ou Antena 2.

João dedica uma parte importante da sua atividade ao ensino do instrumento, desenvolvendo diversas atividades musicais pedagógicas regulares, como workshops e masterclasses. Para além disso, enquanto investigador, colabora com o Grupo de Investigação em Música Contemporânea do CESEM – Centro de Estudos de Sociologia e Estética Musical, tendo já, na qualidade de Bolseiro de Investigação, trabalhado diretamente com os centros de investigação da Escola Superior de Música de Lisboa e Universidade de Évora. Atualmente, é doutorando em Música e Musicologia, especialidade em Interpretação, na Universidade de Évora, onde desenvolve a sua investigação no campo do repertório para trompete e meios eletrónicos, particularmente focada no papel do intérprete e a sua relação com o compositor e público.

João Silva é fundador e diretor artístico da DISRUPÇÃO, centro focado na criação e promoção da Música e Artes Sonoras contemporâneas, tendo como principal missão a criação, o estímulo e a difusão da Música Contemporânea, nas suas mais variadas vertentes.

bottom of page