• White Facebook Icon
  • White Vimeo Icon
  • White YouTube Icon

João Espadinha

Guitarra

Estudou Conservatorium Van Amsterdam, Holanda | Hot Clube Portugal

 

BIO  João Espadinha é um guitarrista lisboeta nascido em 1991.

 

Começa a tocar guitarra aos 12 anos, tendo aulas com o professor Vasco Abranches. Em 2009 ingressa na Escola de Jazz do Hot Clube de Portugal, e durante 3 anos estuda em Lisboa, aprendendo com músicos como Afonso Pais, André Fernandes, Bruno Santos, entre outros. Neste período apresenta-se diversas vezes em representação da Escola do Hot Clube, em locais e eventos tais como a Festa do Jazz do São Luiz, Dias da Música – CCB, etc. Em 2011 é aceite na Licenciatura de Jazz da Escola Superior de Música de Lisboa, que frequenta durante 1 ano.

 

No verão de 2012 é admitido no Conservatório de Amesterdão, cidade onde reside nos quatro anos seguintes, tendo como professores Jesse van Ruller, Maarten van der Grinten, Martijn van Iterson, Reinier Baas, entre outros. Nesse período estabelece contacto com músicos de diferentes nacionalidades e culturas, sendo esse um dos elementos mais enriquecedores da sua experiência em Amesterdão. É neste contexto que começa a trabalhar na sua própria música, formando consequentemente o seu grupo. 

 

Em 2015 o grupo participa no Keep an Eye Jazz Award, alcançando as meias-finais do concurso, e apresenta-se ao vivo em Amesterdão em sítios como a Bimhuis, Amsterdam Blue Note, entre outros. No Verão de 2016, traz a Portugal esses mesmos músicos, apresentando o seu grupo e a sua música ao vivo em diversos locais, entre os quais o Hot Clube de Portugal (Lisboa), Duetos da Sé (Lisboa), Cantaloupe (Olhão), entre outros.

 

Em 2016, após concluir a sua licenciatura em Guitarra Jazz, o guitarrista regressa definitivamente a Portugal, estabelecendo-se em Lisboa. Desde então tem colaborado com diferentes Instituições de Ensino, e actuado em nome próprio e como sideman em diferentes ocasiões, com destaque para uma apresentação dupla no EDP Cool Jazz 2017 – Palco Santa Casa.

 

Em paralelo, prepara o seu disco de estreia enquanto líder, cujo lançamento está previsto para o final de 2017.