• White Facebook Icon
  • White Vimeo Icon
  • White YouTube Icon

Micaela Sousa

Violino

Estudou Academia de Música da Ribeira Grande | Conservatório Regional de Ponta Delgada | Universidade de Évora 

BIO 

Nasceu nos Açores, na ilha de São Miguel. Iniciou os seus estudos musicais com o seu pai, acabando por ingressar na Academia de Música da Ribeira Grande, aos sete anos de idade. Deu continuidade aos seus estudos no Conservatório Regional de Ponta Delgada, onde concluiu o Curso de Instrumento, na classe da professora Shelley Ross.


Foi selecionada para diversos workshops e estágios de orquestras de jovens, como a OJ.com (Orquestra de Jovens dos Conservatórios Oficiais de Música) e a Orquestra Sinfónica Juvenil, sob a direcção dos maestros Jacomo Bairos, Eduardo Garcia-Barrios e Christopher Bochmann.


Participou em masterclasses de violino com vários professores, entre os quais Aníbal Lima e António Anjos.


Ingressou na Universidade de Évora, onde concluiu a Licenciatura em Violino, na classe do professor Liviu Scripcaru, tendo feito parte, durante este período, da Orquestra da Universidade de Évora e de vários grupos de música de câmara. Desempenhou função de Concertino da Orquestra da Universidade no último ano do Curso.
Já colaborou com diversas orquestras profissionais, nomeadamente a Orquestra de Câmara Portuguesa, a Sinfonietta de Ponta Delgada e a Orquestra de Câmara de Ponta Delgada.


Em paralelo à actividade performativa, é professora de violino, tendo já leccionado na Academia de Música da Ribeira Grande, na SAMP - Sociedade Artística e Musical dos Pousos e no Conservatório Regional de Ponta Delgada.


Actualmente colabora a Orquestra Metropolitana de Lisboa, como violino tutti, tendo vindo a apresentar-se assiduamente em várias salas de espectáculos, como o CCB, Teatro Thalia, a Casa da Música, Teatro São Luís, e sob a batuta de maestros como Garry Walker, o director artístico da OML, Pedro Amaral, Michael Zilm, Emilio Pomàrico, Wolfgang Lischke, Theodor Guschlbauer, João Paulo Santos, EivindGullberg Jensen, Cesário Costa, Pedro Neves, Peter Tiling, Enrico Onofri, Cristóbal Soler, Gernot Schulz, Kristjan Jarvi, Beat Furrer, entre outros.