• White Facebook Icon
  • White Vimeo Icon
  • White YouTube Icon

Ricardo Marques

Baixo Eléctrico | Contrabaixo

Estudou Escola Superior de Música de Lisboa | Escola de Jazz Luiz Villas-Boas

Projectos 

Faztilla

Home

Carolina Deslandes

Luísa Sobral

April Ivy

 

BIO  Ricardo Marques, nascido em 1994, é natural de Coimbra e iniciou a sua aprendizagem no baixo eléctrico aos 12 anos de idade, na escola secundária onde estudava.

Com 13 anos, ingressou na escola de música "Sítio de Sons", onde se manteve durante 5 anos. Durante esse tempo, teve a possibilidade de formar uma banda chamada "The Grapevine" e com a mesma tocou em vários palcos, dos quais se destacam: "Festa das Latas" (festa académica de Coimbra); "ArganilRock"; Teatro Académico Gil Vicente. Já com 16 anos, foi representar a sua escola à Festa do Jazz do São Luiz onde lhe foram atribuídos os seguintes prémios: Melhor Instrumentista (Baixo Eléctrico) e Menção Honrosa de Melhor Combo.

Iniciou os seus estudos no contrabaixo com 18 anos, na Escola de Jazz Luiz Villas-Boas (Hot Club Portugal). Nesse mesmo ano, representou a mesma, na Festa do Jazz do São Luiz, onde foi distinguido com os seguintes prémios: Menção Honrosa de Melhor Instrumentista (Contrabaixo) e Menção Honrosa de Melhor Combo.

Actualmente, frequenta a licenciatura em Jazz na Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), escola que também representou na Festa do Jazz do São Luiz, faz parte de vários projectos/bandas e já colaborou com diversos artistas que envolvem sonoridades diferentes, dos quais se destacam: Carolina Deslandes, Luísa Sobral, April Ivy, Pedro Abrunhosa, Kumpania Algazarra, Fatzilla e HOME. Este último, grupo do acordeonista João Barradas, foi o vencedor do Prémio Jovens Músicos 2016, na categoria de Jazz Combo.