• White Facebook Icon
  • White Vimeo Icon
  • White YouTube Icon

Rute Cancela

Fagote

Estudou Escola Superior de Música de Lisboa (ESML), Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo (ESMAE, Porto) | Conservatório Regional de Gaia | Sociedade Filarmónica de Crestuma

BIO  Rute Rita Oliveira Cancela, natural de Mafamude, Vila Nova de Gaia, iniciou os seus estudos musicais na Escola de Música da Sociedade Filarmónica de Crestuma no ano 2003, tendo ingressado na Fundação Conservatório Regional de Gaia no ano seguinte, na classe do Prof. Arnaldo Costa. No ano 2012 termina 8º grau e ingressa na Escola Superior de Música, Artes e Espetáculo (ESMAE) onde completa a licenciatura no ano 2016, na classe do Prof. Hugues Kesteman. Atualmente frequenta o Mestrado em Ensino da Música na Escola Superior de Música de Lisboa sob a orientação do Prof. Ricardo Ramos.

Frequentou diversos masterclasses com professores como Pierre Olivier, Rui Lopes, Ricardo Ramos, Carlo Colombo, Giorgio Mandolesi, entre outros. Realizou diversos estágios de orquestra com maestros como Prof. Saúl Silva, Paulo Martins, José Eduardo Gomes, Luís Carvalho, António Saiote, Francisco Ferreira, Pedro Neves, Jean-Marc Burfin, entre outros.

Obteve o 2º Prémio no Concurso Interno do Conservatório de Música da Maia. Apresentou-se a solo com orquestra interpretando o Concerto para Fagote e Orquestra em Sib Maior KV.191 de W.A. Mozart, Concerto para Fagote e Orquestra em Mib menor RV.848 de A. Vivaldi e o Concerto para Fagote e Orquestra em Fá Maior Op.75 de Carl Maria von Weber com a Orquestra Clássica da FCRG e Orquestra Filarmonia de Gaia.

Apresentou-se em Orquestra como reforço com as orquestras FOCO Musical, Orquestra Filarmonia de Gaia e Orquestra Clássica de Espinho.

No ano letivo 2013/2014 foi monitora na Fundação Conservatório Regional de Gaia, tendo lecionado a disciplina de Fagote no curso de Iniciação Musical. Atualmente leciona nas escolas: Bloom Music Academy, Invento Musical e Academia de Música de Telheiras.