• White Facebook Icon
  • White Vimeo Icon
  • White YouTube Icon

Ricardo

Amaral

Guitarra Clássica / Eléctrica

Estudou Escola Superior de Música de Lisboa | Escola de Jazz Luís Villas-Boas (Hot Clube de Portugal)

Projectos Madrepaz | Planeta Tundra

 

BIO  Ricardo José Lopes Amaral, nascido em 1987, Lisboa, é um Músico, Compositor e Pedagogo.

Estudou na Nova Zelândia e foi nessa altura que iniciou alguns dos trabalhos a que hoje se dedica profissionalmente.

 

Aos 11 anos iniciou os seus estudos de Guitarra na escola “Sons e Tons” aprendendo essencialmente repertório assente na Música Clássica, Blues e Bossa-Nova.

Mais tarde ingressa na Escola de Jazz Luís Villas-Boas (Hot Clube de Portugal) e posteriormente na Escola Superior de Música de Lisboa na variante de Jazz.

Participou em vários Seminários onde aprendeu com músicos como Kurt Rosenwinkel, Jesse Davis, Peter Bernstein, Carlos Bica, Dave Holand, Zé Eduardo, Paulinho Braga, Frank Mobus, André Fernandes, Jim Black, Mário Delgado e Sérgio Pelágio.

 Participa em vários projectos como compositor, nomeadamente A Armada (com o álbum “Clássico”), Madrepaz (destacando-se com os singles “Sol Amarelo”-incluído na compilação dos novos talentos Fnac 2016, Novas Pontes e Sopra o Vento assim como “Panoramix” álbum que estreou em Março de 2017), Planeta Tundra (com o Ep “Vigantol”), Bizu Collective (com o single “The Song”),  KDM e Soft Camel. Com KDM foi co-autor da banda sonora assim como membro da banda que integrou o elenco da peça “Parformance”.

Como “sideman” participou em projectos como Luís Severo, Underground Spiritual Band, O Martim, MoPrez, Cochaise e Daniel Moon.

Participou em vários festivais, nomeadamente: Freedom Festival, Festa do Avante, Festival Monteverde (Açores), Vodafone Mexefest, Arraial Lisboa Pride, Festival de Inverno-2014, JazzMinde 2015, JazzMinde 2017, Crockas Rock 2017 e nos festivais internacionais Cirques et Fanfarres-2015 (tendo ganho o prémio de melhor atuação do festival com a banda Bizu Collective), Tropicana Beach Contest 2016 – Switzerland e Cirques et Fanfarres-2016