• White Facebook Icon
  • White Vimeo Icon
  • White YouTube Icon

rita Ramos

Coordenação | Flauta de Bisel

Estudou Escola Superior de Música de Lisboa | Instituto Gregoriano de Lisboa

 

BIO Nasceu em Lisboa, em 1987.

Começou a ter aulas particulares de Música com 8 anos, tendo posteriormente ingressado no Instituto Gregoriano de Lisboa, em 2000. Frequentou disciplinas como Canto Gregoriano, Modalidade, Acústica e Organologia, Música de Câmara, Análise e Técnicas de Composição, Educação Vocal, História da Música, Acompanhamento ao Órgão, para além das disciplinas de Formação Musical, Coro e Instrumento (Flauta de Bisel). Teve aulas com professores como António Carrilho, Suzana Batoca, António Esteireiro, Elsa Cortez, Armando Possante, entre outros.

Em 2006 ingressou na Escola Superior de Música de Lisboa, no curso de Música Antiga (Flauta de Bisel), licenciatura que concluiu em 2009. Como aluna da ESML trabalhou com professores como Pedro Couto Soares, Pedro Castro, Vasco

Azevedo, Cristina Brito da Cruz, Joana Bagulho, entre outros. Participou ainda em diversas masterclasses com Heikko Ter Schegget (Construção), Laura Pontecorbo

(concertos de Vivaldi e Música de Câmara) e Pedro Sousa Silva (Ars Nova).

Como executante, apresentou-se em locais como Sé de Lisboa, Sé de Évora, Centro de Estudos Judiciários, Igreja de Santa Isabel (Lisboa), Convento de Mafra, Igreja Evangélica Alemã, Aula Magna, e em Montemor-o- Velho, S. Pedro do Sul (Festival Andanças), Leiria, Meca, Seda, Moita, Museu do Azulejo, Museu da Música, Ministério das Finanças, Teatro Armando Cortez, Macieira de Cambra e Sesimbra com o grupo de música medieval Segréis de D. Dinis.

Participou ainda como reforço da Orquestra Sinfónica Portuguesa, na ópera infantil de Henze “Pollicino”, levada à cena na Culturgest e em projectos do grupo Megalos Kameni & Co. sob direcção de António Carrilho.

Como professora de Flauta de Bisel, para além de aulas particulares, leccionou ainda no Conservatório das Caldas da Rainha (2007 a 2009) e no Instituto Gregoriano de Lisboa (2009 a 2013).

Desde 2014 que coordena a Academia de Música de Telheiras.